blog2.jpg

The Best of Dra. Sa

Vale a pena tomar colágeno oral? Funciona?


Vale a pena tomar colágeno oral? Funciona?

Trouxe para vocês uma das perguntas campeãs da caixinha. Assunto polêmico e controverso, não há ainda uma conduta de unanimidade a esse respeito. O que vou falar abaixo é minha opinião , embasada em algum respaldo científico, não tão consistente mas que me parece suficiente.

Colágeno é uma proteína estrutural presente na pele. É uma molécula grandona com 3 hélices, formada por aminoácidos, pequenos pedacinhos de proteína.


Os aminoácidos importantes são a prolina, glicina e lisina, hidroxiprolina e hidroxilisina. Para sua produção é importante que os níveis de VITAMINA C estejam ok no organismo.


Essa molécula grandona precisa ser quebrada para ser absorvida, e isso a gente identifica com o nome de colágeno hidrolisado.


Ora, se eu tenho um colágeno hidrolisado (que vai ser absorvido), que contenha um aminograma bom (tenha os aminoácidos que citei acima) e o administro a um paciente de forma oral, parece fazer sentido que eu tenha mais proteínas disponíveis e que isso PODE melhorar a pele!⠀


Ora Dra Sá, mas como você sabe que vai pra pele? Aí é que está, eu não sei. Maaaasss, se eu tenho um paciente com boa saúde e condições nutricionais adequadas , QUE FOI SUBMETIDO A UM PROCEDIMENTO QUE ESTIMULE A PRODUÇÃO DE COLÁGENO como um bioestimulador por exemplo, penso que as chances desse colágeno ajudar essa produção são muito grandes

E é assim que eu conduzo: dou colágeno hidrolisado com um bom aminograma para pacientes que se submeteram a procedimentos estimuladores do colágeno. Esses colágenos também possuem vítima c em sua composição, pois, se esses níveis estiverem baixos, a produção também será afetada!! ⠀


Senda assim minha gente, na minha humilde opinião, acho sim benéfica a suplementação de colágeno oral de boa qualidade para pacientes que se submeterem a procedimentos estimuladores!